quarta-feira, 23 de março de 2011

Nintendo apresenta o portátil 3DS pela primeira vez no Brasil

Em evento em São Paulo é possível conhecer – e interagir – com o primeiro console portátil 3D que não precisa de óculos
Console ainda não tem data de lançamento
Console ainda não tem data de lançamento
A sétima edição da GameWorld, um dos maiores eventos brasileiros voltados ao mercado de videogames, começou nesta sexta-feira (12) em São Paulo em uma apresentação para a imprensa e convidados. Logo no início, conseguiu dois feitos dignos de nota: juntou em uma mesma mesa Microsoft, Sony e Nintendo –as três gigantes do mercado de games – para debater o rumos e perspectivas do mercado brasileiro; e mostrou, pela primeira vez na América Latina, o novo console portátil da Nintendo, o 3DS.
O 3DS é o primeiro console portátil capaz de reproduzir jogos em terceira dimensão. O melhor de tudo: dispensa óculos. A Nintendo aposta na tecnologia para revolucionar o mercado de games portáteis, e pode conseguir. Em um grande estande, a empresa montou bancadas com vários consoles disponíveis para quem quisesse conhecer o 3DS de perto.
É possível jogar novas versões de títulos clássicos como Zelda e Street Fighter, repaginados para exibir gráficos em 3D. Mas a grande diversão mesmo fica por conta de novos títulos criados para aproveitar todas as possibilidades que a tecnologia propicia como o ARGAMES e o Face Raiders.
ARCGAME
O ARGAMES usa, além do 3D, o conceito de realidade aumentada – que é a possibilidade de interagir com o ambiente ao mesmo tempo em que se joga. Uma carta semelhante a uma carta de baralho é posicionada sobre uma superfície. Ao se apontar o console para a carta vários jogos interativos começam a sair de dentro dela, como num passe de mágica.
A realidade aumentada também é usada no divertido Face Raiders. Para começar o jogo, é necessário tirar uma foto do seu rosto ou do rosto de um amigo. Essa foto é distorcida pelo software e transformada em um monstrinho. A partir daí, basta apontar a câmera para qualquer lugar do ambiente onde você se encontra e monstrinhos com a sua cara começam a “invasão”; seu trabalho é destruí-los.
Não há data de lançamento nem preço previsto para o console. Mas o representante da Nintendo garantiu que a versão lançada no Brasil será totalmente em português brasileiro.
A GameWorld acontece das 10hs às 20hs até domingo, 13 de março, na área de eventos do Shopping Frei Caneca. A entrada custa R$ 15.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Barbie Engenheira de Computação?

barbie%20engenheira Barbie Engenheira de Computação?
Não caríssimos amigos, eu definitivamente não estou enlouquecendo. O ocorrido é que a Mattel, fabricante da barbie e outros “action figures”, está produzindo a barbie em sua nova profissão, Engenheira de Computação.
Vocês devem estar se perguntando, -Ok, mas e qual o problema?
Bom, problema não tem nenhum, eu apenas fico imaginando como esse símbolo da futilidade e ausência da preocupação com o intelecto, comportar-se-ia em uma profissão como esta, que, cá entre nós, não é pra qualquer um.
Não estou generalizando a ponto de dizer que todas as mulheres (levando em consideração o fato de a Barbie ser um símbolo de feminilidade) são incompatíveis com esta profissão, na minha turma da faculdade há mulheres (poucas) e com certeza boas no que fazem.
Alguns de vocês devem estar pensando que poderia ser uma forma de valorizar a carreira, principalmente entre mulheres. Mas, na minha humilde opinião isso é uma vulgarização da profissão, por motivos óbvios.
A propósito, a definição de “Computer Engineering” da Barbie é a seguinte (traduzido do site):
“Engenheiro de computação tem várias especialidades diferentes. Elas podem fazer tudo desde construir computadores até criar videogames”.
Bom, é uma definição muito superficial e, certamente não muito esclarecedora. Em todo caso, se isso incentivar as meninas para a carreira de computação está ótimo.

quinta-feira, 10 de março de 2011

A Engenharia de Computação

Minerva - 
Símbolo da Engenharia

O Curso

O curso de Engenharia de Computação tem por objetivo formar um profissional capaz de encontrar soluções integrando hardware e software, bem como seus mecanismos de comunicação em redes e de interfaces com outras máquinas, podendo fazer desde o projeto até a sua implementação.
O engenheiro de computação está apto a desenvolver e aplicar as tecnologias de informação novas e pré-existentes nas áreas de redes de computadores, sistemas distribuídos, simulação, sistemas de automação, inteligência artificial, engenharia de software, banco de dados, automação de fluxos de trabalhos, sistemas digitais, análise e processamento de sinais e imagens e a criação de inúmeros produtos e sistemas computacionais embarcados ou não para as mais diversas aplicações e necessidades.
A formação deste profissional o situa entre as áreas da computação e de eletrônica, mas enquanto o cientista da computação se volta mais para o desenvolvimento de softwares comerciais e o engenheiro eletrônico para o planejamento, coordenação e implementação de sistemas eletrônicos o engenheiro de computação aplica os conhecimentos de ambas as áreas para o desenvolvimento de equipamentos computacionais. Não se deve pensar, entretanto que a engenharia de computação está somente ligada a computadores, por exemplo, estima-se atualmente que 98% dos processadores não estão em computadores convencionais e sim numa gama de outros equipamentos proporcionando ao egresso a atuar no desenvolvimento se sistemas embarcados diversos.

Na UFSCar

Esteira
O curso de engenharia de computação na UFSCar tem ênfase na área de automação e controle, esta área dedica-se ao estudo e modelagem de sistemas de produção industrial. O profissional dessa área preocupa-se constantemente com a eficiência do setor produtivo, para isso une os conhecimentos de software e hardware e desenvolve sistemas computacionais que garantem a redução de custos, a diminuição dos desperdícios e a confiabilidade das informações da empresa.
A grade do curso fornece uma formação de matérias básicas de cursos de engenharia como Cálculo, Geometria analítica, Física, Mecânica aplicada e Química, e ainda há matérias nas áreas de economia, administração, ciências sociais, estatística, ciência dos materiais, elétrica, elétrica, eletrônica e computação visando formar um profissional com as habilidades necessárias para enfrentar as constantes mudanças nos paradigmas do mercado de trabalho

terça-feira, 1 de março de 2011

Aspectos Favoráveis da Carreira de Engenheiro da Computação

Com a expansão crescente da informática e da automação sobre todos os ramos de negócio, tem surgidos boas oportunidades para os Engenheiros da Computação, já que hoje em dia quem não moderniza suas linhas de produção, não sobrevive. Também há vagas disponíveis em consultoria relacionada a hardware e engenharia da computação, prestando assessoria industrial na montagem de sistemas e também na escolha dos equipamentos.

Aspectos Desfavoráveis da Carreira de Engenheiro da Computação

O aspecto negativo é a constante necessidade de atualização e da realização de reciclagens pois a indústrias de eletrônica e hardware estão entre as mais dinâmicas, sempre trazendo inovações, novos padrões e tecnologias inéditas.

Grade Curricular da Engenharia da Computação.

  • Cálculo
  • Sistemas Digitais
  • Física
  • Micro-Eletrônica
  • Redes de Computadores
  • Sistemas Operacionais
  • Compiladores
  • Equações Diferenciais
  • Inteligência Artificial
  • Desenho Técnico

A Carreira de Engenheiro da Computação .

Engenharia da Computação é o ramo da engenharia responsável pelo desenvolvimento de computadores, hardware, periféricos e sistemas operacionais. O Engenheiro da Computação atua principalmente em projetos de redes de empresas locais ou em larga escala tais como campus universitários e também em projetos de automação industrial e também no desenvolvimento de sistemas de segurança.
Uma dúvida muito comum entre os candidatos ao vestibular é qual a diferença entre os cursos de Ciência da Computação e Engenharia da Computação, já que muitas vezes esses profissionais trabalham juntos, muitas vezes em funções próximas ou na mesma função. A diferença dos dois cursos basicamente está no foco, enquanto o Engenheiro da Computação se especializa em hardware (integração hardware e software), o Cientista da Computação se especializa em Software.
Equipamentos de Hardware e 
Computadores: onipresença nos dias de 
hoje.

O Curso de Engenharia de Computação .

O currículo traz as matérias básicas de engenharia e outras específicas, como eletrônica, linguagens de programação, circuitos elétricos, circuitos lógicos, redes de computadores e banco de dados. No último ano, o aluno faz um estágio supervisionado e tem a oportunidade de cursar disciplinas eletivas que orientam sua formação para uma área específica da profissão, como a criação de softwares. No projeto de conclusão de curso, ele desenvolve hardwares ou aplicativos para um sistema de computação.

Duração média: cinco anos.